Marketing de Afiliados: O Que é e Como Começar

 

Neste artigo, vou explicar em detalhes o que é marketing de afiliados e como começar a ganhar dinheiro com ele.

Prepare-se porque você está prestes a descobrir um mundo totalmente novo que você provavelmente nunca considerou antes. No final deste guia, você terá todas as informações de que precisa para começar.

O que é marketing de afiliados?

O marketing de afiliados basicamente permite que você ganhe uma comissão promovendo produtos de outras empresas. Clique Aqui para saber mais como funciona.

O afiliado é um varejista que ganha uma comissão por cada produto que conseguir vender, um pouco como os varejistas off-line, ou seja, os varejistas de porta em porta ou call center (sei que não parece um bom trabalho, mas acredite em mim, online é completamente diferente).

Existem 3 partes envolvidas neste mercado.

  1. O anunciante , ou aquele que disponibiliza o anúncio
  2. O editor ou aquele que promove o anúncio
  3. O consumidor ou usuário final

A beleza das afiliações é que no final todos ganham!

  • Você está feliz porque ganhou sua comissão
  • A empresa está feliz porque fez uma venda ou recebeu um novo contato
  • O usuário está feliz porque graças a você ele encontrou o que procurava

Fazer marketing de afiliados não significa apenas promover e vender produtos criados por terceiros, mas você também pode colocar seu próprio produto na afiliação .

Eu vou explicar:

Por exemplo, se você criou um produto de informação , como um curso de vídeo, você pode decidir compartilhá-lo em uma rede de afiliados e permitir que outros o vendam em troca de uma comissão. Isso também significa fazer marketing de afiliados .

Não se preocupe, você entenderá tudo continuando a ler.

Este trabalho está basicamente dividido em 2 partes:

  • O comerciante ou a pessoa que cria o produto
  • O afiliado ou a pessoa que promoverá o produto
  1. Eu uso principalmente termos em inglês, pois são os que você encontrará mais escritos na web.

O comerciante disponibiliza um produto para venda através do seu site ou através de uma rede de afiliados (veremos o que é mais tarde) que gera um link que termina com uma referência (ref = "").

Essa referência significa que qualquer usuário que comece a navegar no site do comerciante por meio desse link o fará em nome do afiliado que receberá uma comissão por qualquer compra.

A única coisa que o editor terá de fazer é promover esse link por todos os meios à sua disposição.

No papel é tudo muito simples, na prática um pouco menos, pois sem fontes de tráfego relevantes será difícil trazer para casa comissões consideráveis ​​ao longo do tempo, mas não se preocupe, neste guia mostrarei tudo o que você precisa.

As possíveis fontes de tráfego são diferentes e veremos em breve, mas primeiro gostaria de explicar por que começar a fazer marketing de afiliados pode ser uma ótima ideia.

4 razões para fazer marketing afiliado

Para entender melhor o que é marketing de afiliados e como funciona, vamos tentar examinar todas as vantagens desse mundo fantástico.

As afiliações são uma ótima maneira de ganhar dinheiro online, tanto para quem está entre os iniciantes, quanto para quem já tem experiência na área.

Aqui está uma pequena lista dos principais motivos:

1. Começar é fácil

Como afiliado você não precisa criar nada, você só precisa vender um produto existente, isso vai lhe poupar muito tempo e dinheiro.

Começar a trabalhar como afiliado é extremamente fácil, basta se inscrever no programa de afiliados do produto que deseja divulgar e obter o link de identificação da sua conta , que acompanhará todos os movimentos do usuário através de cookies .

Basicamente:

  • Você não precisa gastar tempo e dinheiro para criar um produto
  • Você não precisa comprar produtos físicos, muito menos ter um depósito para armazená-los
  • Você não precisa gerenciar um comércio eletrônico e quaisquer pagamentos
  • Você não precisa se preocupar com o suporte ao cliente

Basicamente, sua única tarefa é ser capaz de trazer tráfego de qualidade para a página de destino do produto, para o usuário converter .

Através da afiliação você pode ganhar comissões ainda maiores que 70%, depende muito do tipo de produto e da rede.

2. É  fácil crescer

Sem ter que criar pessoalmente o produto para vender, é extremamente fácil testar diferentes soluções e encontrar a que melhor se adapta a você.

Além disso, você também pode iniciar várias campanhas ao mesmo tempo e dedicar toda a sua energia à promoção.

3. Não há limites de acesso

Nenhuma experiência anterior ou habilidades são necessárias para começar a trabalhar nesta área.

Claro, ser um web designer ou comerciante da Web especialista certamente irá beneficiá-lo um pouco sobre a concorrência, mas posso garantir que muitos comerciantes afiliados de sucesso começaram do zero, você só precisa de muito esforço e perseverança

Você aprenderá como otimizar melhor suas campanhas no campo. Certamente no início você não obterá os resultados desejados, mas a cada erro você terá uma maior consciência do caminho certo a seguir.

As únicas habilidades necessárias para começar são:

  • Uso básico de computadores e internet
  • Determinação e perseverança
  • Capacidade de aprendizagem
  • Paciência, muita paciência

4. Despesas iniciais mínimas

Um dos maiores benefícios do marketing de afiliados são os custos iniciais. Você não precisa de grandes quantias de dinheiro para começar.

Basicamente, são necessários cerca de 10 euros para um domínio e 50 euros para o espaço web, costumo recomendar o SiteGround

Paradoxalmente, você poderia fazer marketing de afiliados mesmo sem ter um site / blog, simplesmente usando mídias sociais ou email marketing, mas hoje em dia não é mais tão fácil ganhar quantias relevantes de longo prazo usando apenas essas ferramentas.

Como ter sucesso no marketing de afiliados

Para entender melhor como começar no marketing de afiliados  ,  precisamos esclarecer alguns pontos.

Existem muitas fases pequenas, mais ou menos importantes durante o processo de venda , que podemos encerrar em 4 etapas fundamentais.

1. Escolha um nicho

A primeira coisa a fazer é escolher o seu nicho .

Um nicho é uma pequena parte de um mercado maior, onde você pode se especializar.

Não escolha tópicos muito extensos ou variados, isso diminuirá drasticamente suas chances de sucesso. Tente ser o mais específico possível, as pessoas gostam de sites especializados , eles os acham mais confiáveis ​​e dignos de atenção.

Quanto mais específico for o nicho, melhor, lembre-se sempre disso.

Última dica: procure um nicho perene , ou seja, que dure no tempo, evite modas transitórias ou de efeito limitado.

2. Análise de mercado

Uma vez escolhido o nicho, a segunda coisa a fazer é encontrar o produto para promover e avaliar através de análises de mercado precisas se o produto que você escolheu é realmente procurado por pessoas e se conseqüentemente pode gerar lucros.

Para fazer isso, você pode fazer pesquisas no Google e avaliar a concorrência. Verifique também se há anúncios nos resultados da pesquisa. Se as pessoas investem nesse setor, significa que há mercado.

3. Construindo um site

Depois de escolher o produto, você terá que construir todo um site especializado em torno dele ou uma landing page ou uma página de vendas.

Eu costumo usar o WordPress CMS para criar e gerenciar meus sites.

Infelizmente, não basta ter um site simples para garantir as vendas, tudo deve ser otimizado da melhor forma para convencer o usuário a fazer uma compra.

Existem várias técnicas para aumentar as chances de sucesso do seu site , para começar você poderia dar uma olhada no meu artigo que explica como aumentar as conversões de uma landing page .

4. Atraia visitantes para seu site

Sem visitantes = Sem vendas.

Claro, você precisará gerar tráfego constante para seu site. Existem muitas origens de tráfego possíveis e as veremos a seguir.

Fontes de tráfego

Obviamente, depois de criar tudo, você precisará gerar o máximo de tráfego possível para seu site e, portanto, para seus links de afiliados.

Bem, aqui estão as principais fontes de tráfego que você pode utilizar:

1. Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO)

A melhor técnica para atrair tráfego orgânico, ou de forma natural e gratuita, é o SEO .

Usando técnicas avançadas de SEO, você poderá otimizar seu site para que os mecanismos de busca o notem e mostrem seu site nas primeiras páginas de busca por determinadas palavras-chave.

PRÓS : é gratuito e pode atrair muitos visitantes de alta qualidade ao longo do tempo

CONTRAS:  Não é fácil, principalmente para alguns nichos e é basicamente um método lento, você não verá resultados imediatamente.

2. Rede Social

As redes sociais como Facebook, Instagram ou Twitter tornaram-se uma constante na vida de cada um de nós. Ser capaz de criar uma presença sólida nas redes sociais pode trazer muitas vantagens.

PRÓS : grande potencial e tráfego livre, especialmente se você puder criar conteúdo viral.

CONTRAS : O mais difícil é justamente conseguir criar uma presença sólida e autoritária nas redes sociais e, consequentemente, em conteúdos virais.

3. Email Marketing

O email marketing é hoje uma das estratégias mais funcionais de sempre , se conseguir gerar uma lista de contactos relevante e de qualidade obterá ótimos resultados.

PRO : Uma grande lista de contatos relevantes para o seu nicho converte muito mais do que milhares de visitas à sua web.

CONTRAS : não é fácil criar uma lista considerável de contatos de qualidade e ainda requer muito tempo e paciência

4. Tráfego pago

Esta é definitivamente a fonte de tráfego favorita da grande maioria dos profissionais de marketing .

É um método rápido e eficaz .

Consiste basicamente na criação de anúncios pagos em redes sociais, buscadores ou banners, que induzam o usuário a clicar e acessar sua oferta. Normalmente, você será cobrado cada vez que um usuário clicar em seu link.

As ferramentas para gerar tráfego pago são inúmeras, as mais famosas são certamente o Google Ads e o Facebook Ads .

Quase todas as ferramentas da web permitem que você direcione os usuários, ou seja, filtre apenas aqueles potencialmente interessados ​​em seu produto.

PRÓS : você pode obter tráfego de qualidade instantaneamente. Além disso, depois de verificar o potencial de um anúncio, você pode dimensionar a campanha e ganhar mais pagando mais.

CONTRAS : Claro, você precisa de dinheiro!

Rede de afiliados

Uma rede de afiliados é a ferramenta que atua como intermediária entre o comerciante e o editor.

Se pretende colocar o seu produto em afiliado, deixe a rede cuidar da gestão dos pagamentos e da geração de links para o afiliado, vai poupar tempo e dinheiro, também a rede vai dar-lhe muito mais visibilidade.

Em vez disso, as afiliadas costumam usar essas redes por conveniência, pois podem ter a maioria das ofertas disponíveis para escolher e porque algumas empresas dão exclusividade a uma determinada rede para a venda de seus produtos.

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