5 Exemplos de Estratégia de Marketing Digital

Você já sabe que o uso da mídia digital está crescendo. Um relatório de 2018 descobriu que um usuário adulto gasta uma média de quase 5,9 horas por dia nele - computador, telefone ou dispositivo conectado.

De certa forma, esse vício em tela é assustador. No entanto, para as empresas, oferece a oportunidade de comercializar de forma proativa sua marca para aqueles clientes constantemente conectados.

É exatamente aqui que entra uma estratégia de marketing digital. “Sua estratégia de marketing digital é uma série de ações que ajudam sua empresa a atingir seus objetivos por meio de canais de marketing online cuidadosamente selecionados”, disse Elissa Hudson, Diretora de Marketing da HubSpot para Austrália e Nova Zelândia .

Vamos ser honestos - elaborar sua própria estratégia de marketing digital não é uma tarefa fácil. Então, vamos dividir todo o processo, começando com uma definição de marketing digital. Veremos porque este último é essencial, bem como exemplos nos quais nos inspirar.

Por que você precisa de uma estratégia de marketing digital?

Esta é a resposta curta: como em qualquer atividade empresarial, uma estratégia geral serve como um roteiro e maximiza a eficácia de seus esforços. Dessa forma, você pode fazer escolhas com um objetivo em mente, em vez de desperdiçar energia implementando ideias aleatórias.

Isso é especialmente importante na arena do marketing digital, onde muitos tipos de esforços estão envolvidos.Quais são os tipos de marketing digital? O marketing digital inclui:

  • marketing de conteúdo;
  • marketing de email;
  • marketing de busca (SEM);
  • referenciamento (SEO);
  • publicidade paga por clique (PPC);
  • marketing de mídia social;
  • afiliação.

E qual é o principal objetivo de uma estratégia de marketing digital? Ele reúne todos esses aspectos em um plano coeso e estável, que pode economizar tempo, energia e dinheiro.

Como criar uma estratégia de marketing digital?

Tudo parece ótimo, certo? Mas agora você precisa começar a desenvolver sua própria estratégia de marketing digital. Esta tarefa pode parecer opressora e complexa, mas não precisa ser.

Para começar, vamos definir 5 etapas simples que o colocarão no caminho certo. Essas etapas representam a estrutura básica de sua estratégia de marketing digital.

1. Compreenda o seu público

Antes de comercializar seus produtos e serviços, você precisa entender exatamente quem é o seu público-alvo. É por isso que o primeiro passo é encontrar seu público atual.

Existem muitas maneiras de fazer isso, aqui estão as mais comuns e eficazes:

  • estatísticas (de seu site, sua plataforma de email marketing e suas contas de mídia social);
  • pesquisas e formulários para deixar comentários;
  • conversas com seu departamento de vendas e suporte ao cliente.

Essas ações por si só fornecerão informações úteis sobre seus clientes, seus objetivos, seus desafios e como seu negócio está atendendo às necessidades deles.

A partir dessas informações, você pode criar vários perfis de comprador para lembrar mais facilmente a quem seus esforços de marketing são direcionados e direcionar suas mensagens de acordo.

2. Defina seus objetivos

Sua estratégia geral de marketing deve estar relacionada a um objetivo maior, algo mais específico e motivador do que "promover o negócio" ou "aumentar o número de clientes".

Uma das melhores maneiras de definir seus objetivos de marketing é usar a abordagem SMART . Este acrônimo significa:

  • Spécifique - Especáfico
  • Mesurable - Mensurável
  • Atteignable - Acessível
  • Réaliste -  Realista
  • Temporellement défini - Definir temporariamente

Cada carta o ajudará a definir metas que forneçam contexto suficiente para continuar avançando na direção certa. Por exemplo, uma meta de marketing digital SMART pode ter a seguinte aparência:

Adicione 2.000 assinantes à nossa lista de destinatários de e-mail do primeiro trimestre para ter um público cativo e promover nossos webinars.

Se quiser tentar algo diferente, você também pode definir metas e resultados-chave associados às suas ações de marketing para torná-las o mais impactantes possível.

3. Avalie suas ações anteriores

Desenvolver uma estratégia é uma tarefa difícil e pode facilmente parecer que você tem que começar do zero, mas geralmente não é. Você já fez marketing antes (mesmo que fosse muito limitado), o que significa que já está no caminho certo.

Analise suas ações anteriores para identificar o que funcionou e o que não funcionou para você até agora. Isso lhe dará uma ideia melhor do que focar.

É também uma grande oportunidade de reunir conteúdo e outros recursos - de gráficos de mídia social a nuggets de informação - e depois reutilizá-los para que você não precise ficar reinventando a roda. Por exemplo, uma citação de sua postagem anterior no blog pode ser usada em uma postagem do Instagram.

4. Identifique os detalhes práticos

Você se sente inspirado, criativo, mas muitas restrições logísticas ainda precisam ser levadas em consideração. A construção de estratégias não envolve apenas sonhar - trata-se de descobrir o que você pode alcançar dentro dessas restrições.

Aqui estão as áreas em que eles entram em jogo. O Instituto de Marketing Digital chama essa etapa de "identificar seus meios", que requer esclarecimento:

  • Seu orçamento: quanto você pode gastar em marketing digital?
  • Sua equipe: quem será o responsável? Você terá que terceirizar certas tarefas ou atribuições?
  • Seus canais: quais canais de marketing você usará e qual será o objetivo de cada canal?

Esses detalhes práticos são importantes desde o início para que você desenvolva uma estratégia vencedora que leve em consideração as limitações existentes.

5. Faça um plano

Depois de ter todos esses princípios básicos - seu público, seus objetivos e seus meios - é hora de colocá-los juntos em um modelo de estratégia de marketing de negócios que você possa usar.

Comece com um calendário simples (em uma planilha ou diretamente no Wrike) que agrupa os diferentes elementos. Por exemplo, coloque uma campanha de e-mail no calendário e, em seguida, adicione os outros itens.

O que você visualiza no início pode não ser necessariamente o que você implementa a longo prazo, mas às vezes é apenas uma questão de colocar o pé na porta para identificar o melhor caminho a seguir. Como em qualquer processo, você deve experimentar e encontrar falhas!

5 exemplos de estratégia de marketing digital para inspirar você

Agora você sabe as etapas a seguir para começar. Mas você ainda está secando? Talvez um pouco de inspiração seja bem-vindo.

Aqui estão alguns exemplos de marcas conhecidas, cujos esforços de marketing foram extremamente bem-sucedidos em 3 categorias diferentes: marketing de conteúdo, marketing de mídia social e marketing por email.

Qual a melhor ação de marketing digital? Essas marcas nos mostram que não há uma resposta real para essa pergunta. Tudo depende da execução.

1. Exemplo de conteúdo de marketing: Buffer

É difícil dissociar o conteúdo de marketing do Buffer, a popular ferramenta de planejamento de mídia social. Este último é frequentemente considerado um exemplo no campo do conteúdo de marketing.

Veja como o Buffer conseguiu se tornar um exemplo: No início, a empresa dependia muito de postagens de convidados. A equipe escreveu conteúdo postado em vários sites para promover o conhecimento da marca. Na verdade, um dos cofundadores da Buffer afirma que essa estratégia conquistou os primeiros 100.000 clientes .

No entanto, a empresa não gostou de ignorar seu próprio site. Ao produzir conteúdo de alta qualidade para seus próprios blogs, ela se tornou uma referência na área de marketing.

Você deve ter notado que a frase anterior indicava blogs e não blog. Isso não é um erro. A empresa possui 2 blogs diferentes, que têm como alvo diferentes interesses:

  • Buffer Blog : dedicado às mídias sociais, marketing, características da marca Buffer e atualizações
  • Blog aberto  : dedicado ao trabalho remoto, à cultura da empresa e à sua evolução.

Embora o marketing de conteúdo seja frequentemente associado a postagens em blogs e e-books, o Buffer prova que uma estratégia de marketing deve ir muito além da palavra escrita. A empresa também lançou um podcast chamado “  The Science of Social Media  ”, no qual a equipe compartilha informações e ideias relacionadas às mídias sociais.

2. Exemplo de marketing de conteúdo: Airbnb

Novamente, o marketing de conteúdo não envolve postagens de blog testadas e confiáveis. E o Airbnb prova isso para nós.

Os bairros de guias são o melhor exemplo: eles oferecem um alto valor agregado aos clientes que procuram um determinado tipo de bairro.

Usando esses guias, os usuários encontram pontos de referência, lugares para experimentar, restaurantes e outros pontos importantes em um determinado bairro. O Airbnb também faz um ótimo uso do conteúdo gerado pelo usuário, por meio de comentários, recomendações e conselhos de especialistas que criam uma imagem autêntica do bairro.

Obviamente, o Airbnb deseja que as pessoas reservem uma estadia em uma de suas acomodações. Por meio desses guias, os usuários podem ver as acomodações com melhor classificação nesses bairros. É um exemplo perfeito de conteúdo promocional que também é muito útil.

Além do conteúdo produzido pela empresa, o Airbnb também disponibiliza aos seus usuários informações e recursos úteis para a criação de conteúdo de qualidade sobre as acomodações oferecidas no site, que é a parte principal deste último.

“Por exemplo, quando um anfitrião publica um anúncio no Airbnb, nós o apoiamos em cada etapa do caminho com conselhos úteis sobre a descrição de suas acomodações, os preços de acomodações semelhantes na área, sobre o tipo de hospitalidade procurado por clientes, etc. " Diz Marissa Phillips , diretora de estratégia de conteúdo da Airbnb.

3. Exemplo de marketing de mídia social: Glossier

São inúmeros os fatores que contribuem para o sucesso inegável da marca de maquiagem Glossier. As redes sociais são um dos fatores mais decisivos, sem dúvida.

Desde o início, as redes sociais (e especialmente o Instagram) têm sido uma prioridade para a marca, que conseguiu atrair impressionantes 13.000 assinantes no Instagram antes mesmo de lançar seu primeiro produto.

Mas como ? Se a presença da marca nas redes sociais é tão impressionante, é porque seu público é muito bem definido: os posts são feitos para falar com os assinantes.

“A mulher de hoje tem apenas 5 minutos para se maquiar antes de sair. Essa é a realidade dela, mas ela ainda quer ser bonita com o mínimo de esforço. A fundadora da Glossier, Emily Weiss, disse em uma entrevista ao Entrepreneur .

É esse tipo de perfil que aparece em todas as publicações. As imagens nunca são muito trabalhadas ou retocadas. Em vez disso, eles mostram pessoas comuns em ambientes cotidianos (bebês, cães, janelas de avião, etc.).

Enquanto outras marcas estão lançando uma ampla rede para se beneficiar das postagens de influenciadores e promover seus produtos, a Glossier adota uma abordagem diferente ao interagir com clientes e fãs dedicados.

Para um lançamento bem-sucedido do produto, a marca optou por oferecer o produto a 500 fãs fiéis (aqueles que já haviam comprado produtos ou interagiam regularmente com a marca nas redes sociais) que escreveram sobre ele em suas próprias contas. Resultado? Uma campanha de mídia social totalmente autêntica (e bem-sucedida).

4. Exemplo de marketing por e-mail:  BuzzFeed

O BuzzFeed tem tanto sucesso no marketing digital que às vezes parece que a empresa assumiu o controle de toda a Internet. Mas, entre suas diversas ações de marketing, a empresa se destaca principalmente em email marketing.

Enquanto hoje estamos todos afogados em nossas caixas de entrada, o marketing por email é um verdadeiro desafio. Como você pode ter certeza de que os destinatários abrirão seus e-mails e interagirão com seu conteúdo, em vez de excluí-los imediatamente (ou pior, cancelar a inscrição de sua lista)?

O BuzzFeed nos mostra que o segredo é a personalização extrema. A empresa sabe que precisa disponibilizar conteúdos interessantes para os usuários, para que sejam estimulados a interagir com os emails recebidos. No entanto, como você entrega conteúdo direcionado e alcança todos os seus clientes ao mesmo tempo?

É por isso que o BuzzFeed segmentou suas ações de email marketing com base em interesses específicos (sim, você pode se inscrever para receber uma foto de cachorro adorável por dia).

A empresa possui dezenas de boletins informativos diferentes que os usuários podem assinar. É transparente sobre o conteúdo que os assinantes podem esperar dele, bem como a frequência das mensagens. A empresa também oferece muitos desafios diferentes que os usuários podem assinar para melhorar aos poucos.

Resultado? Conteúdo de alta qualidade e bem direcionado que os usuários mal podem esperar para receber.

5. Exemplo de marketing por e-mail: Adobe

A segmentação pode ser uma ferramenta poderosa. Mas se o seu público não for tão grande quanto o do BuzzFeed, pode parecer supérfluo ter vários boletins informativos diferentes.

A boa notícia é que não é a única escolha quando se trata de entregar conteúdo personalizado por e-mail ou conhecer seus seguidores. Adobe é um exemplo interessante dessa estratégia. Apesar de essa empresa também ter um grande número de seguidores, ela adota uma abordagem um pouco diferente para a personalização.

Confira o exemplo abaixo de um de seus boletins informativos por e-mail, no qual duas frases de chamariz são oferecidas lado a lado. Assim, os assinantes tiveram a flexibilidade de escolher sua própria aventura, por assim dizer, enquanto a Adobe foi capaz de descobrir o que seus clientes estão interessados ​​ou procuram.

A Adobe também oferece seu boletim informativo Adobe & You , que oferece conteúdo ainda mais personalizado aos assinantes, incluindo notícias de marketing digital, dicas e informações sobre eventos e treinamentos oferecidos localmente.

Crie sua estratégia de marketing digital e interaja com seu público

Hoje em dia, o marketing digital é essencial para empresas que desejam aumentar o conhecimento de sua marca e interagir com seu público. No entanto, desenvolver sua própria estratégia continua sendo um processo impressionante.

Felizmente, você só precisa seguir estas 5 etapas simples:

  1. Entenda seu público
  2. Defina seus objetivos
  3. Avalie suas ações anteriores
  4. Identifique os detalhes práticos de sua estratégia de marketing digital
  5. Faça um plano

Siga essas etapas enquanto se inspira nos exemplos acima, e suas ações de marketing digital terão muito mais impacto.

Com sua estratégia de marketing digital solidamente definida, é hora de começar a trabalhar. O Wrike ajuda milhares de equipes de marketing a dar vida a suas ideias e a atingir seus objetivos. Pronto para descobrir o que o Wrike pode fazer pelo seu marketing? Comece seu teste gratuito hoje  !

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