4 passos para criar o seu negócio na Internet com um blog!

 

Muitos empreendedores ou empresas estão embarcando no blog com a esperança de atrair tráfego, monetizar seu público e gerar receita.

E é possível porque mesmo com um pequeno volume de tráfego é possível rentabilizar a sua atividade online através da venda de serviços de valor acrescentado como formação, coaching, serviços ...

Um blog pode, portanto, ser uma boa ideia, desde que você tenha em mente criar um negócio online, e não apenas criar um blog e escrever sobre um assunto que você adora.

É essencial otimizar seu blog, sua linha editorial de blog ... pensando em monetização upstream.

Isso certamente exigirá um pouco de reflexão, mas irá lhe poupar imenso tempo e dinheiro nos próximos meses e, acima de tudo, evitará que você caia em um beco sem saída.

Essas quatro dicas a seguir o ajudarão a iniciar um negócio com blogs da melhor maneira possível.

O objetivo é que seu trabalho e despesas sejam compensados ​​e garantam o retorno do seu investimento

1º Escolha um tema de acordo com seus interesses

Como você certamente sabe, o blog é um trabalho de longo prazo que requer regularidade e energia.

Conseguir tráfego para um blog com o Google leva vários meses porque o Google é muito lento em obter parte de seu tráfego para um site.

Você terá, portanto, que inicialmente obter tráfego de outros blogs não concorrentes por meio de postagem de convidado (como este artigo), por meio de visibilidade no Linkedin / facebook / ... ou até mesmo pagar para ter seus primeiros visitantes por meio de anúncios do Facebook ou parcerias pagas ( ex patrocínio de newsletters…).

Mas o que fará o seu sucesso a longo prazo é a qualidade do conteúdo do seu blog que será o seu valor agregado. Você precisa dar confiança aos leitores para que eles solicitem seus produtos e serviços para resolver seus problemas.

Porém, se você não tem um gosto pronunciado pelo tema do seu blog, é muito provável que seu conteúdo não seja qualitativo o suficiente (não vai te dar vontade, vai ser muito impessoal ...), ou mesmo que se deteriora fortemente ao longo do tempo (porque você terá coberto o assunto e não vai mais gostar dele, faltarão exemplos concretos ...).

É como querer fazer um blog de turismo sobre uma cidade: se você não mora lá, rapidamente anda em círculos.

Portanto, é imperativo que o tema do seu blog seja de um interesse mínimo e que sua escolha não seja apenas determinada pelo desejo de monetizar.

Caso contrário, você não terá motivação para aguentar o longo prazo (a menos que comece a ganhar dinheiro rapidamente), e seus leitores eventualmente sentirão que sua abordagem é puramente comercial.

É comum ler na web que é preciso “ser apaixonado” para blogar.

Vamos desconstruir esse mito! Existe uma diferença entre ser apaixonado e estar interessado. Não se preocupe, você só precisa estar interessado.

Se de repente lhe fizessem a pergunta “Qual é a sua paixão?”, Você certamente teria dificuldade em respondê-la.

E isso é completamente normal.

Por outro lado, certos assuntos podem interessá-lo porque leu revistas, fez provas, leu livros, cometeu erros ...

Às vezes, é aproveitando uma de suas áreas de interesse que sua paixão pelo assunto vai nascer.

Você pode muito bem encontrar uma ideia de blog que se pareça com você, sem ser um verdadeiro entusiasta.

Uma paixão é descoberta com o tempo e seu interesse aumentará conforme você se aprofunda nos tópicos que cobre em seu blog. "É a prática que leva à perfeição. "

Para identificar um tópico que fala com você, pergunte-se o seguinte:

  • Quais são seus hobbies pessoais ou habilidades que você inveja desenvolver?
  • Sobre qual assunto você pode falar por horas sem ficar entediado?
  • Se você tivesse que desenvolver sua carreira ou aprofundar um hobby, o que gostaria de fazer?
  • Na Internet, quais são os temas dos sites que mais visita?

Ao se concentrar novamente em si mesmo dessa forma, você certamente terá pelo menos um ou dois temas possíveis para o seu blog.

“Estar pessoalmente interessado” é a primeira condição para começar e começar um blog!

A outra opção é bancar o "franco" e compartilhar seus primeiros passos em um campo (por exemplo, criar uma startup ...) ou relacionados a uma situação que você está tendo (por exemplo: encontrar uma namorada em sites de namoro, comprar um Propriedade…).

Seguir os passos de um iniciante, contar sua história ... pode ser uma ótima maneira de começar um blog.

2º Escolha um tema adequado às suas habilidades e qualidades

Você pode estar muito interessado em um assunto sem ter todas as habilidades ou experiência necessárias para desenvolvê-lo plenamente.

Novamente, isso não o impede de começar um blog, e sua experiência (assim como sua paixão) aumenta com o tempo.

Se você está perdendo certas habilidades, nada o impede de treinar para adquiri-las rapidamente, especialmente seguindo um treinamento online bem direcionado.

Normalmente, você só precisa ler 4 livros impressos sobre um assunto para se tornar um “especialista” (ou seja, conhecer mais de 50% das outras pessoas).

Você também pode (deve) visitar blogs ou sites de notícias próximos ao seu tópico regularmente e fazer pesquisas regulares para melhorar seu nível e se manter atualizado.

Enfim, todo mundo tem pontos fortes e por isso tem a oportunidade de abrir um blog para compartilhar seus conhecimentos ou know-how.

Você duvida disso? Faça os testes abaixo:

  • Um tour por seus relacionamentos (família, amigos ...) perguntando-lhes as qualidades que eles reconhecem em você e os assuntos sobre os quais eles acham que você tem bons conhecimentos.
  • Uma lista das áreas que teve oportunidade de explorar (mesmo que seja um pouco atrás), através dos seus estudos ou das suas experiências profissionais e pessoais.
  • Faça uma lista das responsabilidades que teve no exercício das suas atividades profissionais ou no âmbito das atividades pessoais (associativas, desportivas, etc.) e indique o tipo de tarefas que lhes correspondem.

Você pode descobrir o potencial e os recursos que possui, mas que pode não ter identificado antes de fazer esta lista.

Por exemplo, se você construiu uma casa e seus amigos ainda estão pedindo sua ajuda para consertar, você pode abrir um blog para vender seus serviços ou para vender treinamento em vídeo (crie sua casa ...) ou vender solicitações citações para artesãos ...

Assim, “Ser competente e treinar-se” é a segunda condição para começar um blog!

3º Escolha um tópico "popular" que interessa às pessoas que têm dúvidas e desejam resolvê-lo

Você não deve pensar que apenas começar um blog sobre algo que você ama e conhece bem é o suficiente para tornar seu blog um sucesso.

Esta é uma condição necessária, mas não suficiente.

Com efeito, é fundamental ter em conta o potencial económico do ramo de actividade que pretende desenvolver através do seu blog. E isso, antes mesmo de começar!

Em outras palavras, pergunte-se o seguinte:

  • Haverá um número suficiente de pessoas interessadas no tópico do seu blog? Quanto você estima que seja o público potencial total?
  • As pessoas estão dispostas a pagar para corrigir o problema que você está tratando?
  • Existem sites / blogs, fóruns, revistas que tratam do mesmo assunto que o seu ou de um assunto muito semelhante ? Eles são numerosos e populares?
  • O tema do seu blog se adapta bem à criação de produtos / serviços complementares que você pode vender?

Saber se as pessoas estão dispostas a pagar é essencial: monetizar por meio do tráfego do site não é lucrativo, é preciso oferecer produtos e serviços.

Nota: O fato de já existirem veículos de comunicação bem conhecidos sobre temas próximos ao seu não é um mau sinal. Pelo contrário, prova que existe um grande público potencial. Trata-se então de estudar cuidadosamente a oferta e a procura para se diferenciar e marcar o seu lugar no mercado ...

Seu tema (em outras palavras, o nicho de cliente que você está almejando) deve, portanto, ser "amplo" o suficiente para que você possa desenvolver conteúdo regular e escrever vários artigos.

Mas, ao mesmo tempo, deve-se ter o cuidado de não misturar muitos temas, sem uma verdadeira coerência, porque atrairá leitores muito heterogêneos uns dos outros.

O ideal é encontrar um tema que interesse um grande público com expectativas e necessidades (problemas) relativamente homogêneas.

Isso é chamado de definir uma persona, ou seja, “um cliente típico”.

Você vai produzir conteúdos (artigos, vídeos, imagens ...) que vão seduzir e convencer essa pessoa.

Porque é assim que você pode reter rapidamente uma comunidade, potencialmente interessada no mesmo produto ou serviço oferecido.

Por isso tem cuidado! É melhor (de longe) começar com um blog de nicho do que um blog com um tema muito geral.

Por exemplo, em nosso blog Yooteach , buscamos instrutores independentes e pequenas organizações de treinamento para apoiá-los em sua transformação digital.

Partindo de um nicho, você terá a oportunidade de abrir gradativamente seu blog para novos temas e, portanto, para novos leitores.

Para fazer isso, escolha desde o início um nome de domínio que seja suficientemente adaptável para expandir seu público.

“Comece pequeno, planeje grande” é a terceira condição para o empreendedorismo e os blogs de sucesso.

4º Faça pesquisas de mercado

Seus visitantes só voltarão ao seu blog se você lhes fornecer conteúdo de qualidade, diferenciador e adaptado às suas necessidades.

A criação de um blog, portanto, não escapa da fase preliminar de pesquisa de mercado.

Se não houver mercado, ou seja, um comprador que tem um problema e um vendedor que tem uma solução, seu blog é inútil.

Por exemplo, se você quiser montar um blog no Pin's, vai se tornar complicado porque mesmo que ainda haja fãs, as pessoas não os compram mais ...

Também é necessário conhecer seus concorrentes e determinar como se diferenciar deles, ou entender seus leitores e o que eles podem esperar de seu blog.

Na verdade, se você é novo e sem credibilidade em um setor, será necessário se diferenciar dos demais (pela forma, pela substância ...).

Esta é a chave para uma monetização bem-sucedida.

Antes de lançar o seu blog, deve, portanto, estudar a oferta atual: identificar e analisar os seus potenciais concorrentes, ou seja, blogs / sites / revistas que tratam de temas equivalentes ou semelhantes.

  • Assine seu boletim informativo, para receber seus artigos.
  • Liste os tipos de artigos que publicam e o que é mais popular entre seus leitores.
  • Consulte a documentação sobre os produtos e serviços que oferecem para entender como conseguem monetizar seu público.
  • Analise seu processo de vendas, as promoções que fazem, a forma como falam com seus leitores para conduzi-los naturalmente ao ato de comprar.

Ao identificar seus concorrentes, você poderá avaliar seus respectivos pontos fortes e fracos. Você poderá se posicionar e comercializar seus produtos e serviços. Você deve identificar claramente:

  • Em que você terá que imitá-los ou em que será inspirado, porque você sabe que tal ou qual elemento foi comprovado;
  • Aquilo em que terá de se destacar, para fornecer um valor acrescentado facilmente identificável pelo seu público.

Além disso, antes de lançar seu blog, e principalmente quando ele estiver online, você deve estudar a demanda dos leitores em potencial: quais são seus problemas ou suas aspirações?

  • Consulte fóruns sobre o seu tópico para identificar problemas ou aspirações formulados regularmente pelos visitantes.
  • Leia comentários em artigos em blogs concorrentes para ver os comentários ou perguntas levantadas pelos leitores.
  • Que tom parece agradar aos leitores (familiar / profissional)? Qual é o design do site (cores, modernidade ...)? Qual o formato dos artigos (longos / curtos, teóricos / práticos)?
  • Assim que o seu blog for lançado, mantenha um relacionamento com o seu público, oferecendo pesquisas (em seu boletim informativo, por exemplo) e co-construa os futuros temas a serem desenvolvidos.
    Você já terá definido sua persona de antemão, mas ela pode evoluir.

Aos poucos, você vai construindo um retrato do seu “cliente ideal” ao longo de assinaturas, vendas ... : suas características sociodemográficas (idade, sexo, local de vida, categoria sócio-profissional ...) e as necessidades decorrentes.

Você também pode perguntar a seus leitores quais são seus principais problemas e necessidades e, em seguida, sugerir os produtos e serviços certos (consulte este questionário ).

Seu objetivo é ter uma ideia mais clara de com quem você está falando e quais necessidades você precisa atender (ou seja, fazer uma “ persona ”):

Assim, você criará conteúdo cada vez mais adaptado e produtos ou serviços pagos cada vez mais direcionados ao seu nicho.

Resumindo, exatamente como qualquer empresa faria!

Qual é o sentido de gastar muito tempo escrevendo artigos ou criando um produto se eles são de pouco interesse para o seu público-alvo ...

“Estude seu mercado” é a quarta condição para começar e monetizar um blog!

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